Quem conhece um pouco um simbolismo de um número, sabe que pode ter diversos significados. Quando trabalhamos com símbolos, não podemos seguir uma lógica ocidental, eles não definem nem fecham significados, mas abrem uma janela de potencialidades.
Pensando no número 12, podemos pensar nos 12 signos do Zodíaco. O décimo (Capricórnio) já completou um ciclo, mas ainda temos Aquário, que é uma espécie de síntese de todos os signos do ponto de vista mental, e Peixes (12°) que é uma síntese do ponto de vista emocional ou sensível.
Peixes é um signo de ritmo mutável e elemento água. Os ritmos mutáveis procuram conhecimento e experiências, e Peixes procura estas experiências pelo seu envolvimento.
Nas densidades mais baixas, pode ser bem atrapalhado, mas nas mais elevadas, é o signo da compaixão, do serviço aos outros, da empatia e da espiritualidade. Não por acaso o cristianismo está tão associado a este signo.
No Tarot, a carta de numero 12 é a do Enforcado. Temida por muitos, pois pode significar uma situação de impotência. Quando ativada em seu melhor aspecto é uma carta de serviço ao próximo e de sacrifício (sacro ofício) idealmente sempre dentro de seus limites e com alegria de alma (se olharmos o enforcado na posição inversa parece que está dançando).
Reduzindo o 12 (1+2) temos o número 3, que no Tarot está relacionado com a carta da Imperatriz, a casa da energia da natureza, muito poderosa.