Uma breve visão do Brasil.

 

Não pensem que fiquei alegre com a condenação de Lula. Não que não ache justa, mas é muito triste que tenhamos chegado a este ponto.

Ele teve um primeiro governo muito bom, seguindo um plano macroeconômico que está cada vez mais claro que é o mais eficiente.

O capitalismo, que é o sistema econômico mais eficiente, precisa ser temperado com medidas sociais dentro de limites razoáveis para não se tornar cruel. Os EUA terão sérias dificuldades humanas e sociais com esta política do Trump quando tiverem alguma crise, que ciclicamente sempre ocorrem. E o Lula turbinando um programa do Fernando Henrique foi brilhante com sua bolsa família, que tirou muitos de uma situação de miséria. Isto precisa ser reconhecido.

Então começou a trocar os pés pelas mãos. Em seu projeto de poder, aparelhou o Estado e as estatais, desenvolveu um sistema de parceria espúria pública-privada (quadrilha), seguiu um sistema de política externa com um viés ideológico claramente distorcido e suicida, fez aquela grande besteira em mudar as regras do pré-sal e , o mais deletério, começou a flexibilizar a política macroeconômica que chegou a requintes desastrosos com a dupla Dilma/Mantega.

Fico pensando como pessoas assim são eleitas. Sem dúvida a resposta é falta de informação e falta de educação. Um problema cultural. Nossos políticos e  mesmo juízes são a ponta de um iceberg que está culturalmente doente.

Lembro-me, quando teve aquele tsunami no Japão, o que mais me impressionou foi a disciplina, resiliência e humanismo daquelas pessoas. Não se viu nenhum saque, e todos ajudavam a todos no que fosse possível. O que vocês acham que aconteceria aqui em uma situação semelhante? Bastou alguns dias de greve de policiais para testemunharmos ondas de saques e assaltos.

Não há como negar: estamos doentes. Somos uma sociedade esquizofrênica.

A desigualdade é inevitável, mas o excesso de desigualdade é caotizante. Não tem sentido uma grande maioria se aposentar com um salário mínimo e uma minoria com valores absurdos. Não há sentido existirem tantas verbas extras para políticos já bem remunerados. Não há sentido para foro privilegiado. Não há sentido se permitirem tantos recursos na justiça. É criminoso  distribuírem milhares de cargos por indicação política. Considerem o quanto poderia ser feito em educação, formação técnica, saúde, saneamento básico, segurança, pesquisa transporte, energia se não fossem jogados tantos recursos no lixo.

Muitos responsabilizam as elites econômicas por este quadro. Venho de uma família muito rica que perdeu tudo. O sistema capitalista tem esta vantagem: se o jogo não estiver de cartas marcadas, rapidamente pune os ineficientes. Isto é muito bom.

Precisamos  sim criar condições para que todos tenham um bom acesso a educação,informação e formação técnica.

Provavelmente uma parcela de nossos políticos é financiada pelo narcotráfico, a ideia de bolsa-presidiário deve ser um de seus efeitos. Mais uma vez, educação e informação pode ser o caminho.

Como poderíamos criar pontes de convergências entre os diversos lados, pensando em nossa cura?

Não tenham dúvida que se não nos entendermos em poucas décadas seremos parcialmente invadidos por civilizações estrangeiras, como já existem algumas previsões.

Para terminar de uma maneira mais positiva, como muitos sabem, além de corretor, sou tarólogo. Saibam que curiosamente, as cartas estão mais otimistas do que eu. Apontando para o surgimento de novas lideranças mais coerentes. No decorrer de algumas décadas, aprendi a confiar nelas, mas sempre como ondas de probabilidades, e nunca com certezas.

Oxalá se concretizem.

Bom ano a todos.

Betôh, janeiro de 2018

 

 

 

Esta entrada foi publicada em Textos diversos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para Uma breve visão do Brasil.

  1. Nety Marchini disse:

    Estou de acordo plenamente!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.