O primeiro caminho, relacionado ao raio do Poder-Vontade, é o caminho da unicidade. O um pode estar conectado com o Um , a Vontade do Pai, ou pode ser simplesmente a vontade menor. Em nosso mundo , por ser um raio de grande intensidade são poucos os exemplos de sua maior expressão. Quando Christo pede que seja feita a Sua Vontade, assim na Terra como nos Céus, também está revelando que o Plano ainda não está completo. Manifesta-se com maior inteireza no início e no final de cada ciclo , sendo que no final está relacionado à Shiva, o destruidor de ilusões. Este caminho sugere o isolamento das influências do mundo nas nossas decisões, agindo a partir de uma profunda conexão interna com a Vontade do Pai. Postura assertiva sobre a realidade.
O segundo caminho, relacionado com o raio do Amor-Sabedoria , é o caminho da compaixão. É o caminho de se estar em unidade com o próximo. Sente-se fazendo parte da mesma energia, protegendo e nutrindo. Quando este sentimento é includente , não se limitando apenas aos amigos e familiares, é chamado de compaixão. A compaixão é sempre assimilada à uma grande sensibilidade e profunda compreensão do outro ser, participando de uma grande intimidade.
Existe uma diferença entre a simpatia e a empatia. Na simpatia, quando uma pessoa não está legal nossa energia também cai, enquanto na empatia ,mesmo vibrando nossa compreensão amorosa, conseguimos manter nossa freqüencia , sendo bem mais fácil ajudar a quem amamos, mesmo se for através de uma simples ressonância. Este é o caminho das relações empáticas, o caminho do profundo envolvimento com tudo, sem perder a conexão interna. É o caminho da consciência do divino na manifestação.
O terceiro caminho, ligado ao raio de inteligência criativa, é o raio da mente. Todo o conhecimento e planejamento está relacionado com este caminho. Estabelece as conexões entre os diversos planos, os padrões geométricos de manifestação. Da mesma maneira de que o amor humano não está em ressonância estável com a ressonância divina, a mente humana está distanciada da Mente divina, como resultado da queda ou diminuição de frequências. Este distanciamento está em início de processo de reintegração a partir da abertura dos canais intuitivos em muitos seres. É o caminho de diversos seres ligados a todas as atividades de planejamento.
O quarto caminho está relacionado ao raio da harmonia através do conflito. À primeira vista pode parecer um pouco estranho se chegar à harmonia através do conflito, mas quando neste mundo pensamos nas polaridades, nos diversos antagonismos, nas posições rígidas dentro e fora de nós, começamos a perceber a importância de encontrar fatores de convergências, a aparar arestas, a muitas vezes procurarmos outras referências, para que possamos chegar a um entendimento. Para isto, deveremos procurar olhar com boa vontade a posição dos outros, e procurar chegar a uma compreensão mais completa da situação como um todo. Os seres que percorrem o quarto caminho procuram entender todos os caminhos. Muitas vezes se colocam em posição de negociadores e administradores de conflitos e podem estar presentes em um grande espectro de atividades humanas. São os organizadores, os facilicitadores , os coordenadores, os mediadores. Por este motivo este caminho é considerado um caminho que sintetiza todos os outros caminhos.
O quinto caminho está relacionado ao raio da Ciência e Conhecimento Concreto. Este caminho está relacionado ao conhecimento, descrição, entendimento dos processos e eventualmente controle de toda manifestação. Procura a previsibilidade e atuar sobre o mundo da forma para alcançar os resultados desejáveis. Idealmente deve trabalhar em conjunto com as forças angélicas e criadoras, assim como as forças da natureza, mas pelo fato de estarmos ainda sob o domínio de inteligências caídas geralmente utilizamos este caminho para manipularmos as forças de uma maneira inferior, sendo o desenvolvimento de tecnologia bélica e manipulação genética dissociada de uma Vontade maior apenas alguns exemplos de suas disfunções. De qualquer maneira este caminho, assim como os outros, eventualmente irá entrar em ressonância com sua contraparte divina e atuar de acordo com o Plano.
O sexto caminho, relacionado ao raio da devoção, é o caminho do idealismo. É o caminho de quem abraça firmemente alguma causa, e emprega todas suas energias por ela. É o caminho do servir. O problema que presenciamos nestes dois milênios, onde este caminho tem sido muito trilhado, é que muitos seres que tem abraçado uma causa com muita tenacidade muitas vezes tem negado e mesmo guerreado as outras. Aliás, a negação e sentimento de separatividade tem sido sempre um problema neste mundo. Por mais que valorizemos e respeitemos nossas crenças não deveríamos negar e atacar as crenças dos outros. Não seremos respeitados se não respeitarmos. Devemos, sim , fazer tudo pelo que acreditamos, menos lutar contra o que não acreditamos. Podemos debater, trocar idéias, divulgar e realizarmos nossas obras porém sem procurar impor. Um bom exemplo de bom serviço foi quando Mao foi a um templo budista de seu país falou que queria comida, e não reverenciar o Budha. Infelizmente não reconheceu a sabedoria do monge, que acolhendo-o, disse não haver uma grande diferença entre ambas as coisas.
O sétimo caminho é o caminho relacionado ao raio do ritual e magia. Idealmente é o caminho de transformar vibrações inferiores em superiores, por isto trabalha com a chama violeta. É o caminho procurado pelos antigos e muitas vezes incompreendidos alquimistas. As bênçãos fazem parte deste caminho. Não precisa dizer que existem maneiras superiores e inferiores de expressão, e também que muitas vezes apenas a atitude interior é necessária, sem que sejam necessários complicados rituais e invocações. Poderíamos dizer que , apesar dos inúmeros erros perpetuados pela igreja católica, o ritual da missa guarda um conhecimento profundo deste caminho. Visualizações, sons(como os mantras indianos e tibetanos), práticas xamânicas , meditações e orações grupais, imposição de mãos e canalizações estão freqüentemente associados a este caminho. Está muito conectado a pequenos grupos e está se tornando cada vez mais influente a partir de agora