Os caminhos de Bardo e Shen, apesar de diferentes, estão ligados entre si. Os dois caminhos dizem respeito a sua capacidade de evoluir, ir além deste plano, ou retornar a este plano.
O caminho de Shen pode ser chamado de “provisão espacial” e o estado de bardo pode ser entendido como o caminho de assimilação da alma nos vários estados transitórios.
O caminho de bardo, por ser um caminho de aprendizado da alma, é fundamentalmente uma referência direta do estado do momento que você desencarna até seu eventualmente seu retorno à fisicalidade. Ele não visa seu retorno, mas o descreve.
O caminho de Shen é uma compreensão mais profunda do que significam estes estados, que potencialmente pode auxiliar na conexão com verdades mais profundas e na libertação de ilusões.
O Bardo pode ser entendido como um caminho de experiências e o Shen como um caminho de conhecimento.
Existem 14 caminhos do bardo e 9 caminhos de shen.
No primeiro estado de bardo seu corpo desencarnado passa por um estado de maia, da ilusão e sua alma passa a vislumbrar todos os estados de visão da sua vida ou das coisas que você crê ou acredita, em um estado transitório de quarta dimensão inferior. Estas visões podem ser um pseudo céu ou inferno, ou simplesmente uma recriação de sua existência terrena. É uma espécie de sonho, porém com uma sensação de realidade muito maior. As emoções são intensas.
No segundo estágio você passa a crer na existência do corpo, e por isto busca e cria este corpo, indo em busca das sensações ligadas ao corpo.
No terceiro estágio, quando o desejo das sensações corporais e´ prevalecente, muitos retornam à fisicalidade. Nem todos ficam limitados a este estado, e também nem todos os que reencarnam o fazem movidos primordialmente pelo desejo intenso, mas isto explica sim os ciclos de um grande número de seres aprisionados dentro destas frequências.
Os 9 caminhos de shen são uma preparação para sua caminhada às dimensões superiores. Você passa a compreender que a sua forma física existe não apenas para seu desenvolvimento anímico, mas ela pode integrar também frequências superiores. Este caminho pode ser percorrido também na fisicalidade.
Os seráfis, que são uma expressão dos serafins, são uma parte da hierarquia que comanda certas funções de informação da mente para a alma, através de códigos de luz.
Em cada nível das dimensões superiores e de caminhos de provisão espacial para a mente(codificações) e para a alma, existem certas categorias que controlam estes caminhos, aqui os seráfis, depois os ophanim e assim por diante.
Seu corpo físico contém muitos níveis de vida, vários tipos de inteligências que são trabalhadas, como o trabalho com seus neurônios, micro- cubos que são condutores de energia. As mitocôndrias, por exemplo, são formas conscienciais que colonizam seu corpo para o benefício de seu corpo físico e mesmo de seus corpos sutis. Círculos dentro de círculos.
Entre a morte de uma célula e o nascimento de outra há um pequeno bardo, e a função da mitocôndria é facilitar este processo de transmissão do dna e o caminho de shen cuidar para que a informação não se perca, inclusive cuidando de eventuais atualizações. Sem a mitocôndria a célula não se dividiria.
A compreensão e o acompanhamento destes processos podem facilitar nosso despertar.
Fiquem em paz.