Filosofia Huna
Em uma conversa descontraída, Ana Paula Saraiva nos explicou sobre sobre a Filosofia Huna, que em havaiano significa segredo e que é um conhecimento inspirado na sabedoria e práticas espirituais ancestrais dos sacerdotes havaianos.
Seus 7 princípios são:
IKE – O MUNDO É O QUE VOCÊ PENSA QUE É
Você cria sua própria experiência da realidade através de suas crenças, expectativas, atitudes, desejos, medos, julgamentos, sentimentos, pensamentos e ações.
KALA – NÃO EXISTEM LIMITES
Não existem limites reais entre você e seu corpo, você e as pessoas, você e o mundo. A separação é uma ilusão.
MAKIA – A ENERGIA FLUI PARA ONDE A ATENÇÃO VAI
Os pensamentos e sentimentos que você abriga, conscientemente ou não, formam um esquema, um projeto, desígnio ou plano para que chegue a você a experiência mais próxima e equivalente a estes pensamentos e sentimentos. A atenção dirigida é o canal tanto para o fluxo de energia biológica quanto para a cósmica.
MANAWA – AGORA É O MOMENTO DE PODER
Você não está preso a nenhuma experiência do passado nem a nenhuma expectativa do futuro. Você tem o poder no presente momento para mudar as crenças limitantes e conscientemente plantar as sementes para o futuro da sua escolha.
Ao mudar seus pensamentos, você muda sua experiência. Não existe nenhum poder real fora de você e todo poder se manifesta no momento presente.
ALOHA – AMAR É ESTAR FELIZ COM
O universo e os seres humanos existem devido ao amor. Em Huna, o amor implica a criação da felicidade. Tudo funciona melhor quando este princípio é seguido conscientemente pois assim a felicidade deixa de ser apenas um efeito colateral.
MANA – TODO PODER VEM DO INTERIOR
Não existe poder fora de você porque o poder da Vida ou do Universo trabalha através de você em sua vida. Você é o canal para este poder; suas escolhas e decisões dirigem-no. Nenhuma outra pessoa tem poder sobre você e seu destino a menos que você permita.
PONO – A EFICÁCIA É A MEDIDA DA VERDADE
Em outras palavras, todos os sistemas são arbitrários e assim fica-se absolutamente livre para usar aquilo que é eficaz.
Como na ciência, uma hipótese, isto é, uma suposição é feita para incentivar algumas experiências. É assim que o estudante da Huna deve ter total liberdade na escolha dos meios para os seus objetivos. Se, uma hipótese não é verdadeira e seus resultados não são os esperados, poderá ser rejeitada. O importante é ser eficaz e flexível.
Ana Paula Saraiva Ana Paula Saraiva trabalha com Psicoterapia e Aconselhamento com indivíduos e com famílias desde 1988.Tem formação em Filosofia e Pós-Graduação na mesma área. Tem se dedicado há mais de 30 anos ao estudo do comportamento humano, das relações interpessoais, com o interesse principal de compreender os mecanismos que podem facilitar ou complicar o ca- minho para o ser humano assumir o seu maior potencial como Ser, com mais liberdade e responsabilidade.
É Master-Practitioner em Programação Neuro-Linguística (1993), Time Line Therapy Mas- ter Practitioner (1996), Hypnotherapist pelo Milton Ericson Institute (1996), Past Life Regression Therapist pelo Brian Weiss Institute (1998 e 2000). Tem vasta experiência em desenhar e dirigir trabalhos em família, “Retiros” especialmente concebidos para harmonizar as relações familiares, trabalhar a comunicação, o bom entendimento e a paz entre os membros do grupo familiar.
– See more at: http://casaneo10.com.br/site/?page_id=3422#sthash.tXCiOSUE.dpuf