Saturno, os planetas transaturninos e o Tarot

Astrologicamente falando, é bastante conhecida a influência dos planetas Plutão, Urano e Netuno sobre as coletividades. Plutão é conhecido como significador das grandes transformações, Urano sobre as ideias revolucionárias e Netuno sobre os movimentos místicos e religiosos, entre outros significados.

Estou convencido que também podem ser potenciais significadores de funções psíquicas mais avançadas sob algumas condições, que comentarei a seguir.

Plutão, regente de Escorpião, considerado um significador de poder interior e uma oitava acima de Marte, pode começar a atuar de uma maneira não destrutiva quando superamos nossos medos (muitas vezes após uma experiência de quase morte) e renunciamos à nossas tentativas de controle e manipulação. Seu poder regenerativo e de grandes transmutações energéticas começam a operar apenas quando Saturno completou seu trabalho de integração dos diversos aspectos da personalidade dando suporte a uma expressão harmônica da vontade profunda, produzindo efeitos tangíveis.

Glifos de Saturno, Urano, Netuno e Plutão

Urano, considerado uma oitava superior de Mercúrio, é o planeta que pode trazer novas ideias e revelações, e por não estar preso aos limites do convencional, é considerado um planeta revolucionário. No indivíduo amadurecido, é o que traz as intuições e revelações, além da libertação de diversos limites reais ou imaginários. Ficava imaginando como Saturno, um planeta tão ligado aos limites, às estruturas e às tradições poderia ser co-regente do signo de Aquário, tão liberto das tradições e convencionalismos. Neste momento me veio uma intuição (uraniana?) que um carro de fórmula um, extremamente rápido, necessita de um centro de gravidade muito baixo, ou que um veleiro de área velica muito grande precisa de um bom lastro, ou um bom lutador precisa de uma boa base. Saturno seria o propiciador desta base, não adiantaria termos ideias fantásticas se não tivermos como coloca-las em prática. Urano, além disto, poderá atuar como catalizador de eventos sincrônicos.

Netuno, considerado uma oitava superior de Vênus, é um significador de uma grande sensibilidade, favorecendo uma grande abertura ao inconsciente pessoal e coletivo, além do envolvimento com pessoas e situações que direta ou indiretamente participam de nossa realidade. Os aspectos negativos sobre estas inundações psíquicas são envolvimentos com drogas, vícios diversos, ou envolvimentos profundos com pessoas com sérias dificuldades físicas ou psíquicas. Os aspectos positivos são, além da sensitividade, onde se pode ter o percebimento das energias que transcendem o pessoal, uma grande abertura para o serviço e auxílio para todos os seres que atravessam qualquer tipo de dificuldade, além de um grande sentimento de compaixão e empatia.

A função de Saturno será fazer com que este envolvimento esteja dentro do que seja possível e saudável, além de ajudar a diferenciar os conteúdos nossos e dos outros. Propicia certa estrutura e continente por onde estas sensibilizações, emoções e sentimentos possam fluir por canais adequados e dentro de limites aceitáveis.


Significado de Saturno, dos transaturninos e de arcanos do Tarot

Após haver escrito um pequeno texto sobre potencialidades dos planetas Urano, Netuno e Plutão e suas relações com Saturno, o Constantino me sugeriu que procurasse algumas correlações dos significados destes planetas e os arcanos do Tarot.
Todos os símbolos, como sabemos, podem ter diversos significados, ou pelo menos diversas nuances, possibilitando que atuem mais como portais de percepção do que como sistemas fechados. Isto possibilita que diferentes linguagens simbólicas, mesmo não sendo idênticas, tenham pontos em comum. Nos primeiros contatos com o universo simbólico, sugiro que o estudante se concentre apenas em um sistema, para não se confundir, mas após este período, é sempre interessante e enriquecedor conhecer outros sistemas e procurar correlações.

A primeira carta de Tarot que me vem à mente quando penso em Urano é a Torre, pela libertação de padrões e crenças passadas pelo raio que cai do céu. Mas quando pensamos na possibilidade de receber uma revelação, podemos relacioná-lo com a carta da Estrela. E quando pensamos na possibilidade de implantar uma nova realidade, poderemos pensar inclusive na carta do Carro, principalmente na cortina de estrelas que parecem inspirar o condutor.

A Sacerdotisa, o Eremita, a Morte e a Torre. Cartas do Balbi Tarot.

O aspecto de compaixão quando penso em Netuno me parece diretamente relacionado com a carta da Alta Sacerdotisa. O aspecto de envolvimento com diversas dificuldades, e mesmo a possibilidade de serviço humanitário e espiritual me parece ter uma correlação bastante forte com a carta do Enforcado. O envolvimento com o mundo anímico me parece correlaciona-lo com a Lua, sendo uma porta de entrada para o inconsciente pessoal e coletivo.

A carta que mais evidentemente me parece correlacionada com a força de Plutão é a carta da Morte, ou de transformações profundas. Seu desejo concentrado pode ter alguma relação, embora não muito forte, com a carta do Diabo, tornando tudo muito intenso. Finalmente, mas não menos importante, quando vibrando de modo mais elevado, pode ter uma relação com a carta da Força, produzindo efeitos que não estão sobre o controle direto de nosso ego, podendo irradiar um forte magnetismo e até mesmo poder de cura e regeneração.

Uma relação bem aparente com a energia de Saturno é a carta do Eremita, que demonstra a perseverança, a paciência e a busca da verdade das coisas. A Justiça mostra sua atuação no ajuste das relações, e sua correlação com o Karma. Finalmente, o Imperador pode demonstrar seu aspecto estruturante, ligado às leis, às tradições e hierarquias.

Evidentemente nem me passa pela cabeça ter esgotado e tema, com toda a certeza poder-se-ia fazer muitas outras correlações, e fica aqui meu convite aos meus colegas voltados à simbologia.

Esta entrada foi publicada em Linguagens Simbólicas. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para Saturno, os planetas transaturninos e o Tarot

  1. Maria Lúcia Motta Mello disse:

    Olá Betoh, sou sua amiga do face e gostaria de saber se vc conhece algo sobre mandalas, o acasalamento dos peixes baiacú , e os seres arcturianos

    • Olá, Maria Lucia.Adoro as mandalas tibetanas e já fiz algumas leituras em décadas distantes de Jung sobre mandalas, sobre os arcturianos tenho assistido alguns vídeos interessantes do Henrique Gaspareto no You tube e não sei nada sobre o acasalamento dos peixes baiucú. Abraços fraternos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.