Reflexão sobre alguns temas que nos envolvem-outubro de 2014

Uma Reflexão Sobre Alguns Temas que nos Envolvem.

Irei apresentar aqui algumas considerações sobre minha visão do que está acontecendo no Brasil.

Inflação.
Grosso modo, a inflação é decorrente da diferença entre o volume de moeda oferecido e a quantidade de bens e serviços, além de alguns fatores comportamentais, como cultura, ambiente de negócios ,confiança nas regras e expectativas. A política monetária, os investimentos em infra estrutura ,gastos governamentais, assistencialismo ,produtividade, demanda e oferta agregada , entre outros fatores impactam diretamente nesta equação.
Isto significa se alguma coisa é oferecida a alguma parte necessariamente é retirada de outra.


Geração de Riquezas
O conceito básico de geração de valor marxista, a mais valia, é muito estático, reflete muito mais o estoque do que o fluxo. Isto significa que não basta estatizar um bem para distribuir riqueza, se ele não continuar a produzir e participar do complexo econômico a galinha de ovos de ouro terá sido assassinada.


Controle de preços
Existe uma máxima econômica: não se pode controlar preço e quantidade todo tempo. A Venezuela e Argentina já estão percebendo isto. Podem ter dinheiro, mas não conseguem comprar nada com isto. Aqui no Brasil já passamos por esta experiência na época da ditadura, e sabemos que o resultado final é necessariamente a inflação.


Subsídios
O resultado final é que cria fortes distorções macro e microeconômicas. Também já passamos por esta experiência.


Corrupção
O melhor caminho para o combate à corrupção é a eficiência e o choque de gestão, além de acabar com a impunidade. Isto sem falar no trabalho de base através da educação.


Reforma política
É muito difícil governar com tantos partidos políticos. Desta forma o governo, para garantir uma base de apoio, quase que se vê obrigado a lotear cargos e criar mensalões, petrolões, e muitos inhos e ões. Isto precisaria ser revisto.

Reforma Judiciária
Nossa justiça é muito lenta e ineficiente. Precisaria ser simplificada, eliminar etapas, não permitir tantos recursos. O ótimo é um grande inimigo do bom. Gera-se muitas injustiças e custos procurando-se uma impecabilidade que nunca é alcançada.
Precisaríamos também humanizar mais nosso sistema penitenciário, de modo que fornecesse pelo menos uma possibilidade de re-educação e re-integração de nossos presos. Hoje representam um PHD para a bandidagem.


Educação
Além da melhora da educação de base, deve-se pensar na qualidade ao lado da quantidade.

Reforma Tributária.
Se ainda a carga tributária não consegue ser diminuída, precisaria ao menos ser simplificada, muito simplificada.


Saúde.
Os recursos são necessários mas apenas eles não são suficientes É necessário um choque de gestão e criar mais parcerias público-privadas.


Infra-estrutura
As concessões demoraram muito tempo para serem aceitas pelo PT e mesmo assim de maneira tímida e pouco prática. O pré´sal já estaria muito mais adiantado e pressionando muito menos a Petrobrás se o sistema anterior não tivesse sido modificado pelo Lula. Além disto, a tendência dos preços internacionais de petróleo é de queda.

Política Internacional.
Por motivos ideológicos, com uma lógica de partido e não de Estado, estamos nos isolando internacionalmente, o que já está impactando fortemente em nossa balança comercial. Pode piorar muito. É um processo lento, mas inexorável se nada for feito a respeito

.
Sustentabilidade.
Deveríamos estar na vanguarda e estamos na retaguarda da consciência ambiental. Se não cuidarmos de nosso ambiente, de nossos resíduos, de nossos rios, de nossas florestas e de nossas fontes em poucos anos teremos algumas cidades já entrando em colapso.

Betôh,outubro de 2014

Esta entrada foi publicada em Textos diversos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.