Qual o processo sócio-político-econômico no Brasil em 2016?

Da mesma maneira que a leitura que eu havia feito para uma perspectiva de três anos, preciso confessar que esta leitura me surpreendeu. Primeiro vamos às cartas, depois irei fazer alguns comentários:
(1) tema principal do processo – Cavaleiro de Paus: implica um processo de liberação, pelo uso da vontade (coletiva), da situação em que estamos envolvidos.
(2) caminho que estaremos percorrendo – Nove de Espadas: pelo meu sistema de interpretação, significa uma busca através de diversas formas, usando principalmente a função comunicação e informações (ar-mente) de novos caminhos e novas soluções. Pode significar também a procura de entendimento com novos países e novos grupos.

Cavaleiro de Paus, Nove de Espadas, Eremita, Pajem de Espadas e Dez de Ouros
Cartas do Tarô de Balbi

(3) resposta – Eremita: caminha com dificuldade, perseverança e esforço, mas caminha, a procura de novas verdades e de novas soluções, procurando separar o joio do trigo.
(4) fatores que podem ajudar, mas que precisam ser trabalhados – Pajem de Espadas: trabalho perseverante com informações.
(5) fatores que poderão ser benéficos ao processo, que já estão no horizonte de eventos – Dez de Ouros: alguma realização importante.
Se alguém me perguntasse de bate-pronto a visão que teria do próximo ano, sinceramente diria que não enxergo nada de positivo. Mas, baseado na leitura acima, vou especular sobre um possível cenário.
Não vejo nenhuma saída positiva possível sem uma alternância de poder. Desta forma, se a leitura acima se confirmar, provavelmente a Dilma, o Cunha e até mesmo o Renan deverão cair.
Não acredito que todo o congresso esteja comprometido com esta confusão, apenas o terço que atualmente lidera. Com a nova conscientização, e com o auxílio do lava-jato, estas lideranças políticas oligárquicas perderão muito de sua força. Surgirão novas lideranças, mais comprometidas com a busca de alguma solução e convergência.
A grande diferença entre a esquerda e direita é do quantum o setor produtivo poderá se responsabilizar pelo setor não produtivo, e qual a eficiência desta contribuição. Não existe uma resposta única, mas este necessariamente será um assunto que estará na mesa no ano que está chegando.
Outro assunto que estará na mesa será a indicação de políticos para cargos do executivo, para empresas publicas e para órgãos de regulação. Esta promiscuidade deverá melhorar.
A sociedade neste período de transição necessariamente passará por um período difícil e doloroso, mas que renderá frutos positivos.
E finalmente, mas não menos importante, o presidencialismo de coalizão mais cedo ou mais tarde deverá terminar. Simplesmente não funciona mais.
Boa viagem para todos.

Esta entrada foi publicada em Linguagens Simbólicas. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.