Possibilidades no uso dos sistemas simbólicos

O Tarot, a Astrologia, o I Ching e a Cabala são alguns dentre inúmeros sistemas que utilizam símbolos para cumprirem suas funções. Citei estes e não outros pois são estes que estive mais em contato neste meu período de vida, sem entrar em juízo de valor.

Estes sistemas têm em comum além do uso de símbolos(Imagens, cores, números, palavras-chave,mitologemas,sons),o fato de poderem ser ativados através de sincronias(tiragem de cartas ,uso de varetas ou moedas, correspondências entre uma determinada estrutura micro e macrocósmica,etc.)


Símbolos em aberto

A grande maioria das vezes são utilizados como formas de previsão.Irei apontar outras possibilidades, acredito eu, bem mais interessantes:

a) instrumento de auto-conhecimento-estas ferramentas estão normalmente fundamentadas em um conhecimento muito profundo do ser humano e da vida como um todo, podendo aumentar em muito o entendimento de como tudo funciona.

b) entendimento de processos-quando deixamos de prestar tanta atenção a fatos específicos e passamos a nos abrir mais aos processos que estão por trás dos acontecimentos, poderemos dar grandes saltos de percepção.

c) ampliação do nível de consciência e desenvolvimento de nossa intuição e sensibilidade-como desenvolvimento das etapas anteriores, poderemos ter uma sensibilidade ampliada â atuação das forças sutis, interiores e exteriores, nos abrindo para o desconhecido.

d) transformação e equilíbrio dos diversos aspectos de nosso ser, podendo começar a entrar em ressonância e integrar realidades que nem desconfiávamos.

e) pode nos ajudar a nos libertamos de padrões repetitivos, nos convidando a participar de novas formas de atuação.

f) finalmente, mas não menos importante, pode nos aproximar de tudo e todos, percebendo que de uma forma ou de outra, participamos todos da grande dança, e afinal de contas não somos tão diferentes uns dos outros e da vida como um todo. Pode aumentar a sensação de unidade dentro da diversidade.

Bons estudos.

Esta entrada foi publicada em Linguagens Simbólicas. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.